5 “Nãos” do Cuidado do seu Automóvel

Posted: 5 de Janeiro de 2013 in Dicas
Tags: , , ,

O que não fazer ao seu carro!

5nãos

Lidar com a arte do Detalhe não é fácil. São às centenas os produtos disponíveis, as técnicas conhecidas e outras tantas ferramentas desenvolvidas especificamente para esta área. Tudo isto pode tornar-se algo confuso, no entanto é certo que há coisas que convém evitar quando é hora de tratar do exterior do carro. Hoje apresentamos-lhe 5…

Não seja demasiado agressivo no polimento: Muito frequentemente vemos produtos que prometem resultados impressionantes como “quick scratch remover” ou “easy swirl remover”. Isto vai contra toda a lógica do Detalhe. Identificar e perceber o tipo de riscos e “swirl´s” requer algum conhecimento e é essencial para definir o Setup correto para os remover e ao mesmo tempo preservar o verniz da pintura ao máximo. O processo mais correto na remoção dos defeitos na pintura do automóvel é começar com um polish pouco abrasivo e ver se resolve o problema, caso não resolva subir um pouco o nível de abrasividade e por ai fora até podermos remover os defeitos como pretendemos. Só assim temos a certeza que removemos a menor quantidade possível de verniz.

Não use lavagens automáticas: A conveniência certamente não compensa quando comparado com os potenciais danos que pode causar. Aquelas escovas já tocaram em tantos carros e tão sujos que provavelmente estarão elas próprias mais sujas do que o seu carro, além de que aquela rotação em contacto com a pintura não poderá fazer nada bem. Uma lavagem manual, seja ela feita em casa ou por profissionais é certamente mais segura. Não há nenhuma necessidade de usar aqueles químicos extremamente agressivos e aquela fricção das escovas a alta rotação para que um carro fique bem lavado, portanto poupe os 3 ou 4 € dessas lavagens e lave o carro em casa manualmente. Riscos e swirls (teias de aranha) são na maior parte dos casos causados por lavagens automáticas e podem ser facilmente evitados. Lave o carro manualmente e poupe.

Não faça polimento sem descontaminar primeiro: Descontaminar a pintura permite remover detritos microscópicos que estão alojados na pintura. Sem descontaminar vai estar a arrastar estas partículas pela pintura causando novos riscos e swirls. Esta é a principal causa de um carro poder ficar pior depois de polido do que estava antes. Este simples processo é um pré-requisito essencial antes de qual polimento.

Não abuse na cera: Usar muita cera não é bom. Além de desperdício, pode ficar com mau aspeto. Especialistas em química molecular dizem que apenas uma fina camada de cera adere à pintura, pelo que tudo o que retiramos no fim como pano é desperdício. A forma correta de encerar o carro é aplicar uma fina camara sobre a pintura. Claro que muitos fabricantes e vendedores dizem para se aplicar livremente e em varias camadas, mas isso não é em benefício do look ou da proteção, mas sim para fins comerciais vendendo assim mais produto. Se quiser mais proteção a solução passa por encerar mais frequentemente seguindo a mesma premissa de usar pouco de cada vez. É mais simples assim e com muito menos desperdício.

Não use luvas, panos ou utensílios sujos: Parece fácil mas por vezes é também fácil de esquecer. O nosso objetivo é manter a sujidade afastada da pintura do carro. Panos limpos evitam riscos na pintura, escovas limpas evitam espalhar sujidade pelo carro e uma luva limpa permite uma lavagem segura. Lave sempre todos os acessórios depois de usa-los para que estejam prontos para serem usados na próxima vez. É muito fácil e pode ajudar a evitar dores de cabeça futuras.

Cuidar do carro é suposto ser divertido. Deixe de lado as soluções milagrosas e dirija o seu objetivo para um trabalho de qualidade. Estas são as 5 coisas que não deve fazer. Vejam mais dicas para tratar do seu automóvel da forma correta ao longo do blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s