A descontaminação da pintura. O que é e como fazer?

Posted: 20 de Janeiro de 2013 in Dicas
Tags: , , , ,

Como usar a Clay Bar segura e corretamente.

As Clay Bars podem parecer insignificantes para quem nunca ouviu falar delas, mas para os entusiastas do DetalDescontaminaçãohe, este é um produto que não pode ser dispensado. Descontaminar o carro com uma Clay Bar tornou-se um processo essencial antes do polimento, e os resultados não mentem, descontaminar a pintura é a chave para obter um acabamento perfeito. Aqui vamos apresentar tudo o que precisa saber sobre a descontaminação com Clay Bar.

O que é a descontaminação e porque é importante?

Quando estamos a descontaminar o carro, estamos a passar uma “barra de argila” (Clay Bar) na pintura do carro que nos permite remover impurezas presentes na pintura e que são imperceptiveis ao olho humano. Estes contaminantes microscópicos estão incrustados na pintura causando danos e possíveis corrosão no verniz ou na pintura. Outros contaminantes como resina das árvores, pulverização de tinta, e alcatrão podem ser removidos com a utilização da Clay Bar. Antigamente e mesmo hoje em dia muita gente diz que essas impurezas saem com o polimento, mas nada mais errado. O polimento seja manual ou com máquina, se for feito com a pintura ainda com impurezas, pode causar ainda mais riscos e swirls, sendo o resultado final ainda pior do que quando começámos. No fundo, só e apenas descontaminando a pintura fica limpa, suave e pronta para a próxima fase que é o polimento.

Quando é que é preciso descontaminar?

Apesar destas impurezas não serem normalmente perceptiveis à visão é possível deteta-las passando os dedos pela pintura. Se sentir pequenos altos na pintura, quase como passar a mão em lixa, é sinal que esta precisa de ser descontaminada. Durante um ano o seu carro é submetido ao contacto com muito mais detritos provenientes da atmosfera do que imagina, por isso é recomendável fazer a descontaminação pelo menos ma vez por ano, sempre seguido de um processo de polimento. Lembre-se que sempre que for fazer um polimento deverá obrigatoriamente descontaminar a pintura primeiro.

DICA: Para detetar as impurezas mais facilmente use um plástico de um maço de tabaco, ponha 2 ou 3 dedos lá dentro e passe pela pintura. Deve conseguir perceber bastante bem os altos na pintura que são todos os contaminantes que estão presentes nela.

O que é preciso para a descontaminação?

 

Clay Bar: Obviamente a Clay Bar é o elemento principal deste processo, pois é ela que “apanha” os contaminantes e os remove da pintura. Quando em contacto com a pintura a Clay Bar tem um comportamento abrasivo por isso é obrigatório o uso de um lubrificante em conjunto. É importante referir que há diversos tipos de abrasividade das Clay Bar; para contaminação maior (resinas ou pulverização) deve usar-se uma Clay Bar media ou agressiva, para outros contaminantes a Clay Bar suave deve resolver o problema.

Lubrificante: É extremamente importante no processo de descontaminação. Habitualmente referenciado como Clay Lube este ajuda a Clay Bar a deslizar melhor pela pintura e evitar assim uns riscos indesejáveis. Não menos importante referir que se deve usar um bom pano microfibras para remoção do Clay Lube depois de descontaminada certa área.

Como descontaminar então o carro?

 

  1. Sempre fazer um painel de cada vez.
  2. Corte um barra de Clay Bar (100g) em dois ou três bocados. São precisos apenas 30 a 50g para descontaminar o carro todo.
  3. Amasse a Clay Bar com as mão até ficar suave. Pode usar Clay Lube para ajudar.
  4. Pulveriza o lubrificante no painel e começe a deslizar a Clay Bar em movimentos para a frente e para trás ou para cima e para baixo, nunca use movimentos circulares.
  5. Se sentir a agarrar ou a colar à superfície ponha mais lubrificante.
  6. Dobre e amasse a Clay Bar frequentemente para garantir que tem sempre uma superfície limpa em contacto com a pintura.
  7. Depois de fazer todo o painel limpe o excesso de lubrificante da superfície com um pano de microfibras suave e limpo.
Comentários
  1. miro diz:

    Ha alguma casa comercial onde posso encontrar clay bar em Portugal?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s