Restauro de ópticas em acrílico

Posted: 11 de Fevereiro de 2013 in Dicas
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Os faróis baços além de deixarem o carro com mau aspeto, podem comprometer também o seu bom funcionamefaroisnto prejudicando assim a segurança.

Quando começam a aparecer os primeiros sinais de degradação, normalmente as pessoas deixam que estes fiquem ainda piores, porque pensam que apenas se pode resolver com a substituição. Não é verdade. Vamos hoje ver como podem ser os faróis do seu carro recuperados fácil e economicamente.

Em casos menos severos, a simples aplicação de um polish de plásticos (plastic polish) irá resolver a situação em pouco tempo e com pouco esforço. Este poderá ser dado à mão ou usando uma máquina polidora. Se não tiver um plastic polish em casa pode usar um polish normal para a pintura, mas terá que ser sempre seguido de um polish de acabamento para que as ópticas possam ficar com uma boa claridade e um bom brilho.

Nos casos em que as ópticas já estão num estado muito avançado de degradação, por exemplo com picadas de pedras e muito baços, é preciso usar o processo de wet sanding (lixagem com água). Devem usar-se lixas com diferentes graus, começando no mais grosso e passando progressivamente para os mais finos. Há casos em que se utilizam lixas desde 500 até 4000. Todas elas devem ser usadas sempre com muita água para deixarem o mínimo de marcas possíveis. Depois da lixagem deve ser usado um polish de corte de forma a eliminar as marcas da lixa e de seguida um polish mais fino para um acabamento perfeito.

 

Tanto nos casos menos severos como nos casos mais severos é importante seguir certos procedimentos, importantes para que o resultado final seja o mais perfeito possível. Em primeiro lugar é importante isolar todas as áreas circundantes aos faróis, de forma a que o polish ou a lixa não as atinja causando estragos. Em segundo lugar antes de efetuar o trabalho de restauro propriamente dito é muito importante limpar bem e até descontaminar os faróis. Por ultimo, no final do trabalho de recuperação deve sempre ser dada uma proteção. Nestes casos um selante sintético é normalmente o que funciona melhor e que dura mais.

 

Depois é apenas ter os cuidados normais como lavar frequentemente os faróis e renovar a proteção de acordo com as instruções do fabricante. Se isto for feito, nunca mais terá os faróis em mau estado.

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